Gestão
Será abordado a importância da existência do Departamento de Recursos Humanos nas organizações e o seu papel não só no processo de admissão e demissão e como o mesmo como era visto até pouco tempo atrás, a importância que ele desempenha dentro da organização. Em função da quebra de paradigmas o Departamento de Pessoas e Departamento de Recursos Humanos esta evoluindo para uma política mais humanística dentro das Organizações.
Esse “novo DPRH torna-se-a responsável pela criação de ambientes de geração de conhecimento, por meio do treinamento inicial e contínuo, e da manutenção de um clima organizacional saudável. Vale ressaltar que este “novo” DPRH encontre-se sempre em um processo de contínua transformação principalmente em suas atividades, para que o trabalho seja considerado gratificante e contribua para uma maior competitividade e sustentabilidade dentro das organizações
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo os direitos dos trabalhadores não eram assegurados por lei, existindo, portanto apenas a lei da oferta e da procura. Fazendo dessa forma com que muitos trabalhadores chegassem até a exaustão de tanto trabalhar. Com a criação do Departamento de Recursos Humanos, mudou-se um pouco a política de comportamento do empregador e do empregado, visto que até a sua nomenclatura mudou, onde empregados passaram a serem colaboradores e as empresas passaram a ser conhecidas como organizações.
O Departamento de DPRH surgiu com o propósito de Humanização para que desta forma o colaborador não fosse visto apenas como “maquina de produzir” e sim como membro da organização e que esta ali para desempenhar uma tarefa que lhe foi atribuída.
OBJETIVO
O presente trabalho tem como propósito abordar as atuais mudanças no que se diz respeito ao surgimento do Departamento de Recursos Humanos, e seus inúmeros papéis dentro de uma organização. Analisar a importância da necessidade de mudanças internas e