Direito
A gestão de produtos envolve o desenvolvimento de estratégias e táticas que aumentaram a demanda do produto (chamada de demanda primária) em relação ao Ciclo de Vida do Produto.
Uma técnica útil para entender um produto é o Sistema de Classificação Aspinwall. Ele classifica e atribui nota ao produtos baseado em cinco variáveis: * 1) taxa de reposição - qual a frequencia que o produto é recomprado. * 2) margem bruta - quanto lucro é obtido de cada produto (preço médio de venda menos custo unitário médio). * 3) ajuste de objetivo do comprador - qual a flexibilidade dos hábitos de consumo dos compradores em relação à esse produto. * 4) duração da satisfação do produto - por quanto tempo o produto irá produzir benefícios ao usuário. * 5) duração do comportamento de busca do comprador - quanto tempo eles demorarão para comprar o produto.
[editar] Níveis de Produtos
Um produto oferecido aos clientes pode ser visto em diferentes níveis: * Produto núcleo ou central: é o serviço essencial que o comprador está de fato adquirindo. * Produto tangível: é constituído por suas características, estilo, qualidade, marca e embalagem. * Produto ampliado: é o produto tangível somados os diversos serviços que o acompanham, tais como: garantia, instalação, manutenção, entrega gratuita e outros.
Há também a classificação em: benefício central, produto genérico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial.
[editar] Tipos de Produtos
Existem inúmeros tipos de produtos: * produtos ao consumidor (ou bens de consumo) - usados por usuários-finais * produtos industriais - usados na produção de outros bens * bens de conveniência - adquiridos frequentemente e com um esforço mínimo * bens de impulso - compra por estímulo sensorial imediato * bens de emergência - bens necessários imediatamente * bens de compra comparada - alguma comparação com outros bens como carros e TVs. Ou seja, são produtos que