Etapas e componentes de um projeto
As etapas apresentadas são as seguintes:
Introdução: na introdução o projeto é apresentado como um todo, sem detalhes. Ela tem a finalidade de informar ao leitor de que trata o projeto, por que foi escrito e o que se espera em termo de resultados. A introdução deve conter apenas os principais tópicos do projeto, ou seja, demonstrar a ordem de exposição e o assunto, apresentado de forma clara; a finalidade traduzida, por meio de um objetivo geral e dos específicos. Deve ser escrita após o termino do projeto, pois é nesse momento que se tem uma visão melhor dele como um todo.
Diagnóstico: O ponto de partida de qualquer projeto é a elaboração do diagnóstico, o que permite o conhecimento da realidade que ele está inserido. Quando elaborado o diagnóstico é possível efetuar o prognóstico, o qual reflete a tendência, os objetivos e as aspirações a serem alcançados por meio de empreendimento que se pretende implantar. O diagnóstico é a analise critica da situação atual. Isso significa que é um processo pelo qual é possível diferenciar uma situação atual (o que é) de uma normativa ou prognosticada (o que deve ser). Pode-se dizer que os diagnósticos tornam o conhecimento um instrumento para a compreensão da realidade e a possível intervenção nela, e são empregados em ações de desenvolvimento bem mais amplas.
Objetivos: O projeto não deve ser iniciado sem que os objetivos estejam claros e sem que sejam definidas e asseguradas a realização das atividades e a disponibilização dos recursos. O estabelecimento dos objetivos é a primeira etapa do planejamento do projeto e devem ser entendidos como resultado futuro que se pretende atingir. Devem referir-se aos aspectos mais significativos, como a correlação entre a causa e o efeito de determinado problema.
Componente Mercadológico: O potencial do mercado significa tanto o tamanho atual do mercado quando as projeções de crescimento para determinado produto ou serviço. Nesse componente deve