Gestão
O QUE É O PLANEJAMENTO? É a principal ferramenta que as pessoas e as organizações utilizam para lidar com incertezas:
- definir objetivos; definir meios para realização de resultados; interferir na realidade para passar para situação desejada dentro de um tempo definido; tomar decisões que afetem o futuro.
QUAIS OS MOTIVOS PARA SE PLANEJAR? Para ter direcionamento, diminuição de desperdícios, padrões que facilitam controle e redução de impactos das mudanças. Planejar é determinar objetivos e estabelecer esses objetivos é facilitar o processo de controle na comparação entre desempenho real e planejado.
TIPOS DE PLANOS EM UM PLANEJAMENTO:
AMPLITUDE: Plano estratégico-engloba a organização como um todo, definindo metas de longo prazo e os meios necessários á sua consecução através da analise do ambiente interno e externo, conhecida como análise SWOT (STRENGTHS- FORÇAS, WEAKNESSES-FRAQUEZAS,OPPORTUNITIES-OPORTUNIDADES, THREATS-AMEAÇAS). Plano operacional- esclarece os detalhes para que os objetivos estabelecidos no plano estratégico sejam alcançados.
PRAZO: Chamado de efeito comprometimento, quanto maiores forem os impactos futuros das decisões tomadas hoje, mais tempo será necessário para o planejamento. Longo prazo plano de maior que 5 anos, médio 1 a 5 anos e curto menos de 1 ano.
COMPONENTES DO PLANEJAMENTO:
PREMISSAS BÁSICAS: Forma como a empresa e seus membros encaram aspectos como comportamento humano, ética e as relações com o meio ambiente.
DIAGNOSTICO EMPRESARIAL: Análise da situação da empresa. (SWOT)
ESTIMATIVAS E PROJEÇÕES: Avaliar acontecimentos correntes e fazer estimativas como determinar valor, preço. Projeção operação quantitativas que convertem uma situação atual em uma configuração futura possível. Ambas utilizam meios matemáticos e estatísticos.
OBJETIVOS E METAS: Objetivo aquilo que a empresa deseja alcançar, Meta como a quantificação do