Multiculturalismo
Multiculturalismo é a Mistura de culturas. Que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização com a miscigenação dos credos e culturas. Podemos dizer que esse processo começou quando os portugueses deram início á colonização do Brasil. E depois com a chegada de outros imigrantes como suíços, alemães italianos e etc. Se desenvolveu um processo colonizador cuja característica fundamental foi à mestiçagem cultural. “E essas intensas mudanças demográficas e culturais que tem ‘‘conturbado” as sociedades contemporâneas. Por conta da complexa diversidade cultural que marca o mundo de hoje, há significativos efeitos (positivos e negativos), que se evidenciam em todos os espaços sociais, decorrentes de diferenças relativas à raça, a etnia, gênero, sexualidade, cultura, religião, classe social, idade, necessidades especiais ou a outras dinâmicas sociais.
A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista como uma ameaça para a identidade da nação. Em alguns lugares o multiculturalismo o provoca desprezo e indiferença, como ocorrem no Canadá entre habitantes da língua francesa e inglesa. Mas também pode ser vista como fator de enriquecimento e abertura de novas e diversas possibilidades que o hibridismo e a maleabilidade das culturas são fatores positivos de inovação.
Charles Taylor, autor de Multiculturalismo definiu a democracia como a única alternativa não política para alcançar o reconhecimento do “outro”. Na sociedade em que vivemos há uma dinâmica de construções de situações de apartação social e cultural que confinam os diferentes grupos socioculturais em espaços diferenciados, onde somente os considerados iguais têm acesso. Ao mesmo tempo multiplicam-se as grades, os muros, as distâncias, não somente físicas como também afetivas e simbólicas entre pessoas e grupos cujas identidades culturais se diferenciam por questões de pertencimento social, étnico, de gênero, religioso, etc.
Mulheres, negros (ou afro - americanos), homossexuais,