gestão
Prof. Carlos Stempniewski
AULA ONLINE 6
DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL ( Trabalho individual – 20% na Avaliação II )
RA
TURMA
NOME DO ALUNO
ESTE CABEÇÁRIO DEVERÁ SER INCLUÍDO OBRIGATORIAMENTE COMO ABERTURA DO SEU TRABALHO, NÃO HÁ NECESSIDADE DE ELABORAR UMA CAPA. O TEXTO DEVE INICIAR-SE NA SEQUÊNCIA.
______________________________________________________
( ATIVIDADE )
LEITURA E ANÁLISE COMENTADAS:
Artigo Conceitual: ONDE ESTÃO OS PROBLEMAS? Autor: Mercer Management Consulting, HSM Management, julho – agosto 2007, Edição 63.
1) Segundo os autores sempre que estudamos as opções e os propulsores do crescimento de uma organização, são tantas as variáveis ambientais que facilmente podemos perder o foco do negócio. Para tanto criaram um processo chamado de “avaliação do design do negócio”. Analise o seu significado e comente cada uma das variáveis que compõe a Matriz de Posicionamento.
R: As empresas grandes se tornaram tão complexas que poucas pessoas compreendem como o conjunto das partes consegue funcionar. Uma empresa internacional do setor de petróleo, por exemplo, pode reunir 20 designs de negócio, às vezes com apenas cinco ou seis realmente importantes em termos de vendas e de lucro. Alguns precisam de acertos e outros têm bom desempenho, mas encontram limitações e precisam ser recriados. Os gestores podem achar que administram um design do negócio, quando na verdade trata-se de vários, e a confusão de recursos prejudica a funcionalidade. Nesse caso, seria essencial apostar numa avaliação para identificar quais das 20 frentes podem ser tocadas e quais as poucas que garantem lucro e crescimento sustentado.
2) Qual a importância do estudo sistemático do “portfólio de designs” de negócio?
R:
Nenhuma empresa pode prescindir de design mas a imensa maioria dos pequenos negócios brasileiros não conta com este recurso. Se ainda não chegou a hora de contratar um designer para trabalhar pela sua empresa, preste atenção a