Gestão
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
DISSERTAÇÃO REFERENTE AO SEMINARIO DE GESTÃO DE PROJETOS
– SILVIO MELHADO
VIVIAN CHRISTANI
Chapecó, MAR. 2014
SEMINARIO DE GESTÃO DE PROJETOS
A construção civil ao longo dos séculos evoluiu significativamente e graças a esta evolução o ramo da engenharia civil e da arquitetura conquistou grande espaço no mundo.
Com a grande procura por profissionais qualificados que realizassem projetos e os executassem a engenharia civil abriu seu leque com novas opções de trabalho dividindo suas atividades em áreas, surgindo assim as demais profissões no ramo.
Uma das novas profissões que vem ganhando grande importância é a de gestor de projetos e processos na construção civil, mas porque a gestão de projetos é essencial para a arquitetura, engenharia e construção?
A gestão de projeto é essencial para toda a obra e todas as empresas grandes ou pequenas deveriam criar ou seguir um planejamento de gestão tanto para projetos e um processo de gestão interno, mas a maioria das empresas não o realiza corretamente ou simplesmente não concretiza este serviço.
O gestor de projetos e processos tem a função de manter o andamento e o projeto da obra em equilíbrio, sempre zelando para que as etapas e demais partes dos projetos ocorram conforme o planejado, resultando assim na redução total dos possíveis problemas futuros.
A importância da gestão de processos resume-se em: as seis faces da gestão de projetos – custo, prazo e qualidade; e meio oculta: construtibilidade, satisfação das partes interessadas e sustentabilidade. A gestão nada mais é que um processo de gerenciamento dos projetos. Para que este gerenciamento ocorra devem ser realizadas reuniões com todo o grupo de projetistas da empresa a fim de resolver e extinguir qualquer problema de incompatibilização nos projetos
(elétrico, hidro sanitário, estrutural, fundações e arquitetônico),