Gestão
TÓPICO I: INTRODUÇÃO
Para se definir metas e objetivos do plano de gestão, o diretor e sua equipe precisam considerar três pontos principais: 1- levar em conta a política educacional vigente e as condições da rede de ensino; 2- conhecer profundamente o perfil da sua unidade escolar e comunidade; 3- estabelecer parcerias com as famílias e outros atores da sociedade que se beneficiem do processo educativo e podem atuar em rede.
A escola, família e comunidade precisam atuar em sintonia e cooperação para atingirem seu objetivo comum, o desenvolvimento integral e pleno do aluno, seu preparo para a cidadania e mercado de trabalho.
TÓPICO II: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO
Uma das competências chaves para que haja colaboração entre todos os envolvido na educação, é a comunicação. Não somente falar, mas compreender e ser compreendido, mediar conflitos pelo diálogo, negociar interesses respeitando a diversidade, concordar e discordar, traduzir intenções, pensamentos e emoções, comprometer-se por meio de palavras ou gestos.
É um processo que envolve tentativas, erros, acertos para melhorar as trocas de informação e idéias com os pais e funcionários, ampliando a legitimidade das decisões a serem tomadas no âmbito escolar.
TÓPICO III:COMO ESTABELECER E MANTER A PARCERIA ESCOLA-FAMÍLIA?
A gestão escolar precisa elaborar/planejar antecipadamente um plano de interação familiar. Para que isso aconteça, é preciso conhecer as diferenças sociais e culturais da comunidade e criar um ambiente participativo e acolhedor dentro da escola.
No momento da matrícula é uma ocasião propicia para se demonstra atenção no atendimento, no inicio das aulas, organizarem visitas dos pais à escola, parceria de pais e professores na confecção de cartazes de boas vindas, através de entrevistas com os pais, reuniões, participação dos alunos nas atividades e expor os trabalhos, atenção específica a família de