Medicamentos
PRINCÍPIO ATIVO: substância que deverá exercer efeito farmacológico. Ex: o princípio ativo da aspirina é o ácido acetilsalicílico.
MEDICAMENTO: produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. Ex: dorflex, fitoterápico Ginkgo biloba.
FÁRMACO: substância química conhecida e de estrutura química definida dotada de propriedade farmacológica. Ex: A hidroclorotiazida é um diurético tiazídico usado principalmente na hipertensão arterial.
Personalidades:
Pedánio Dioscórides (50-70): foi um autor greco-romano, considerado o fundador da farmacognosia através da sua obra De materia medica, a principal fonte de informação sobre drogas medicinais desde o século I até ao século XVIII.
Claudius Galen (129-200): investigação do fundamento teórico do tratamento medicamentoso.
Theophrastus von Hohennhein (1493-1541): estimulou o conhecimento do “princípios ativos” dos medicamentos.
Johann Jakob Wepfer (1620-1695): empregou pela primeira vez um experimento animal para comprovar uma hipótese sobre efeito farmacológico ou toxicológico.
Rudolph Buchheim (1820-1879): fundou o primeiro Instituto Universitário para farmacologia em Dorpat estabelecendo a Farmacologia como ciência.
Classificação de fármacos:
- quanto a origem: natural, animal, vegetal, artificial
-quanto ao foco de ação: organotrópicos ou etiotrópicos
- quanto a ocasião do uso : preventivo, substitutivo, usado para suprimir a causa da doença,sintomático
O Remédio Imprevisto
O pequeno príncipe Julião andava doente e abatido.
Não brincava, não estudava, não comia. Perdera o gosto de colher os pêssegos saborosos do pomar. Esquecera a peteca e o cavalo.