Analitica relatorio
Rio de janeiro, 03 de dezembro de 2012. Curso de farmácia.
Preparo e Padronização de Solução.
Alunos: Bruno Rodrigues e Leonardo Rodrigo
Dre: 111026109 e 111026191
Professor: Rodrigo Siqueira
Disciplina: Química Analítica Farmacêutica Experimental II
1. Introdução:
Solução é uma mistura homogênea de dois ou mais componentes, sejam elas moleculares ou iônicas. Em um contexto geral, é constituída por um soluto e um solvente, este último em maior quantidade e o soluto disperso e dissolvido.
Existem três tipos de solução (em relação à quantidade de soluto): insaturada, saturada e supersaturada. A solubilidade é o máximo de uma substância (soluto) que se pode dissolver em certa quantidade de solvente. Logo, uma solução insaturada, é a quantidade de soluto menor que o coeficiente de solubilidade em solução; na saturada, o coeficiente de solubilidade é igual à quantidade de soluto e na supersaturada, o soluto em solução ultrapassa a solubilidade do mesmo. Leva-se em consideração, que a solubilidade é fortemente influenciada pela temperatura, ou seja, para cada temperatura há um valor de solubilidade.
O termo concentração é utilizado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solução ou solvente. Assim, quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada será a solução e vice-versa. Temos então: Concentração = quantidade de matéria do soluto/ volume da solução em litros.
Para a determinação da concentração de um soluto em uma determinada solução, geralmente utiliza-se a técnica de titulação que consiste em adicionar quantidades de reagente, de concentração conhecida, para a determinação da concentração de substâncias não conhecidas. O reagente é conhecido como titulante ou solução padrão e a substância não reconhecida é chamada de titulada.
Esta técnica é elaborada adicionando-se, aos poucos, da solução padronizada à solução que se quer determinar o