GESTÃO
1 INTRODUÇÃO O plano orçamentário tem sido considerado uma ferramenta para que o controller consiga cumprir sua função no processo de gestão uma vez que envolve todos os gestores responsáveis por determinada área da empresa e liga essas atividades e seus gestores ao processo de gestão econômica, possibilitando a avaliação dos resultados planejados. O controller precisa dominar também conhecimentos teóricos e práticos dos conceitos e metodologias empregados na montagem, implantação e acompanhamento do sistema orçamentário.
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente temos múltiplos usos para a palavra orçamento, quase sempre ligados diretamente ao campo financeiro e econômico. Podemos dizer que orçamento é a quantidade de dinheiro necessária para atender apontada despesa seja ela familiar, empresarial, etc. Ele é o custo antecipado que permite definir prioridades, é uma ferramenta empregada tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.
2.1 Conceito de orçamento Podemos definir orçamento como o cálculo que é realizado com antecipação tanto das receitas quanto das despesas de uma empresa, entidade pública ou simplesmente da economia familiar. Para melhor captação e controle, os orçamento são distribuídos em contas que se integram para formar um sistema de informação confiável se tornando uma ferramenta que irá aprimorar os processos e agilizar as operações. Podemos comparar o orçamento com um plano de termos econômicos que tem a missão de cumprir metas manifestadas em valores e em termos financeiros, de acordo com condições estipuladas.
Modelo de Orçamento:
2.2 ORÇAMENTO GERAL Orçamento Geral é um plano orçamentário que abrange todos os orçamentos específicos relacionados com vendas, custos dos produtos vendidos, despesas operacionais, dispêndios de capital e