gestão
De acordo com as bibliografias estudadas percebe-se que para que a escola desenvolva de forma que seja capaz de atuar conscientemente na sociedade é necessário trabalho coletivo que possibilite a articulação entre os diversos segmentos da comunidade escolar e é fundamental para sustentar a ação da escola. Assim, o trabalho em equipe é condição indispensável para que as atividades sejam devidamente planejadas e avaliadas, tendo em vista a direção comum que se pretende imprimir ao processo ensino aprendizagem.
Portanto, não é apenas a função do gestor de promover o desenvolvimento da escola cabe também aos professores e a toda a equipe escolar trabalhar e somar esforços para se obter maiores rendimentos.
Assim esse estudo foi válido uma vez que serviu para esclarecer dúvidas a respeito do papel do gestor escolar e trazer muitas informações e conhecimentos sobre ele e sobre sua atuação na escola.
E com a realização desse estudo constatou-se que o gestor escolar é marcante e deverá conduzir processos de mudanças com flexibilidade, compreensão e responsabilidade, respeitando sempre as idéias e opiniões dos outros, pois ele é na verdade o responsável para encorajar e dar suporte para que a educação tenha grandes progressos. Ele é um líder que deve estar atento a todas as necessidades e dificuldades que a instituição tem e deve atuar como um elo, gerindo e avaliando o dia-a-dia da escola,