Gestão
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA
A construção do novo modelo de Gestão de desempenho por competências Governo do Estado de Minas Gerais
Com o objetivo de desenvolver e modernizar a gestão administrativa, o Governo do Estado de Minas Gerais implementou um novo modelo de gestão estratégico através de uma série de mudanças em suas políticas de gestão de pessoas, tais como remuneração, carreira, desenvolvimento, dentro outras, com vistas à elevação da eficiência e eficácia, por meio de intervenções de naturezas estruturais, tecnológicas, culturais e de filosofia de gestão. Esta política começou a ser adotada de forma mais estruturada em 2003, quando o Governo do Estado iniciou o processo de reformulação da política de recursos humanos da administração direta, autárquica e fundacional, por meio da criação do Projeto Estruturar denominado de “Choque de Gestão”, no qual uma série de medidas de modernização do Estado foi implantada, cujo objetivo principal foi, profissionalização dos servidores públicos de forma a esses estarem aptos a, não somente realizar as estratégias governamentais, mas também de pensarem estrategicamente o Estado.
O período de 2003 a 2006, o foco projeto foi na política de recursos humanos pautada na meritocracia (sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia) e na valorização do servidor. Desses princípios promoveu-se a restruturação das carreiras, a ampliação da oferta de vagas em concursos públicos, adotou-se a instituição da avaliação de desempenho individual e da política de desenvolvimento do servidor.
Do período de 2007 a 2010, o foco no alinhamento estratégico, a ampliação da profissionalização dos servidores públicos e a gestão por competências. Esse período teve como objetivo a elevação da efetividade gerencial, necessária para a modernização do Estado e melhoria da qualidade dos serviços prestados.
A partir de 2011, o projeto teve como meta alinhar as políticas à estratégia