gestão
Livro: Managing, Henry Mintzberg
Aluno: Victor Cortes Teixeira de Azevedo
O autor:
Henry Mintzberg é graduado em engenharia mecânica pela McGill university, e fez seu doutorado na Sloan School of management do MIT. É considerado um dos maiores estudiosos da gestão no mundo, tendo escrito diversos livros sobre o tema: The Nature of Managerial Work (1973), Strutuctue in fives (1983), dentre outros clássicos.
O livro Managing:
Em The Nature of Managerial Work, Mintzberg escreve baseando suas observações (uma semana) da vida profissional de cinco CEO’s. No novo Livro Managing ele dedicou seu trabalho observando um dia de trabalho de 29 gestores em diferentes áreas. Segundo ele, o livro foi inscrito para todos os interessados em gestão, a fim de compreender seu trabalho e se tornarem gerentes melhores.
Cap. 1 Gestão em Primeiro Lugar:
O autor começa o capítulo já dando o tom de todo livro, mostrando que na verdade a grande questão é entender e interpretar as ações dos gerentes, e não saber o que fazem, mas sim porque o fazem. Ele também diz que muitas vezes a gestão tem sido ligada as grandes histórias de sucesso e fracasso no mundo dos negócios, porém o que ele tenta investigar são as ações do dia – dia de um gerente comum.
A intenção do livro é responder perguntas simples, porém que cronicamente não são respondidas, porque muitas vezes não damos atenção a elas, ou mesmo, não fazemos a menor ideia de como desvendá-las.
O autor diz que os estudos sobre as atividades dos gerentes não tem avançado, ele inclusive nos dá um exemplo que a gestão é entendida como: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle, porém na prática todos sabemos que as atividades não são isoladas e se misturam fazendo com que o gestor conviva tentando administrar um pouco o caos.
Os 29 gestores escolhidos de diversas áreas, setores e tamanho de empresas foram observados, e segundo Mintzberg falaram com gestos e palavras sobre o seu dia -