Artigo
Sistema prisional é o sistema de encarceramento dos condenados por crimes contra a sociedade.
O sistema carcerário no Brasil tem muitas deficiências, dentre elas pode-se dizer que existe a insalubridade e a superlotação das celas, fatores que auxiliam na “faculdade” para o Crime, na proliferação de epidemias e de doenças, dentre elas o HIV.
Será que o sistema prisional está preparado para receber esses indivíduos e reintegrá-los à sociedade, e será que a sociedade brasileira está pronta para receber esses indivíduos?
Quando alguém infringi a Lei, ou vai de contra aos direitos de um cidadão, o pensamento que reflete em nossa mente é o de acusá-lo, que a Lei esteja em favor do cidadão de bem e que o réu seja condenado, e cumpra a sua pena. Na sua grande maioria o réu é condenado a prisão, seja ela, de 6 meses, 1 ano ou 30 anos, o importante mesmo é que ele seja “preso”. Mas será que isso é o suficiente? Prender por prender resolverá o problema ?
HIPÓTESE
O sistema prisional não está preparado para receber e reintegrar os presidiários à sociedade.
Mediante a falta de estrutura nos presídios, a “qualificação” que os detentos têm, tendo em vista, que passam suas experiências uns para com os outros, a sociedade fica com medo e não está pronta para receber esses ex-presidiários.
A prisão não é uma caixa de depósito, jogar um ser humano em uma sela não é o suficiente para que ele saiba e aprenda que o delito que ele cometeu é um crime e que não pode ser cometido novamente.
Prender por prender não resolverá o problema.
OBJETIVO
Geral:
Fazer uma discussão acerca do sistema carcerário no Brasil.
Específico:
Investigar se o sistema está ou não preparado para receber e reintegrar o preso a sociedade;
Analisar se a sociedade está pronta para receber esses ex-presidiários;
Analisar se cumprir a pena, apenas, é o suficiente;
Investigar se prender por