Gestão
1)Quais as principais características que contrapõem o “Estado Necessário “ ao “Estado Herdado”?
O Estado Necessário tem como característica a capacitação de seus quadros e a formulação de gestores que aliem dois tipos de habilidades (básico domínio teórico e prático na elaboração de políticas publica a ponto de serem capazes de utilizá-las como ferramentas de mudanças sociais;econômicas e políticas; capacidade de atuação eficiente no dia a dia a ponto de fazer com que a estrutura se corpora e fique)
O Estado Herdado é uma herança do período militar,consequência da concentração de poder econômico e político vigente no País. Neste estado têm-se duas características: Uma que serve a classe proprietária, á criação de infraestrutura econômica e produtiva e á coordenação da economia; a outra que abrange órgãos pertencentes aos ministérios sociais que seve as classes produtivas subalternas.
2) De que forma o Planejamento Estratégico Governamental auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário?
O Planejamento estratégico governamental é uma ferramenta que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação de acordo com as metas, objetivos. Para que então seja possível antecipar situações, melhor aplicar os recursos, verificando as necessidades daquela região ou população, levando em conta as condições internas e externas da empresa, tornando–se um processo mais coerente e eficiente. Sendo assim o planejamento estratégico é um meio muito importante para a aplicação das ações do governo e um instrumento que auxilia na transformação rumo ao Estado Necessário, isso porque, essa mudança exige, além da alteração de forças políticas, uma transformação da conformação do Estado pelo governo. Esta ferramenta possibilita para os gestores públicos um melhor planejamento das políticas públicas e que estas sejam voltadas para a realidade social; melhor emprego do dinheiro público, das ações, e das obras, sendo mais bem