Gestão
Definir público-alvo e diferenciais com relação à concorrência são importantes para alavancar os resultados de vendas e lucratividade no longo prazo
Definir o posicionamento de um negócio, entender seu propósito e adequá-lo para um público-alvo específico são necessários para obter o resultados expressivos em vendas e lucratividade, o que é válido tanto para grandes corporações quanto para pequenas empresas.
Sem uma idéia clara dos objetivos do negócio, não será possível oferecer algo que seja realmente relevante para o consumidor e que tenha um diferencial versus a concorrência. Se o cliente não entender qual é o propósito da sua empresa ou o que ela pode oferecer de maior valor do que as outras opções do mercado, não a escolherá para comprar seus produtos ou serviços.
Segmentação
Em primeiro lugar, como parte da estratégia da empresa, será necessário identificar os mercados consumidores e definir qual será o escolhido como foco para venda de um determinado produto ou serviço. Existem diversos critérios para se fazer a segmentação do mercado:
- Geográfico: cidade, estado, bairro, região metropolitana etc.
- Demográfico: idade, sexo, renda, religião, raça, nacionalidade etc.
- Psicográfica: estilo de vida, personalidade
- Comportamental: fidelidade, freqüência (usuário ocasional, freqüente ou muito freqüente), relação com o produto (positiva, negativa, entusiasta) etc.
Pode-se decidir, portanto, vender produtos voltados para crianças de classe social AB, para jovens esportistas e com preocupação com saúde ou ainda para executivos de meia-idade que têm necessidade de demonstrar status. O importante é dividir o mercado em grupos de consumidores potenciais para pode oferecer produtos relevantes para cada um eles ou, ainda, escolher não vender para determinados públicos.
A segmentação é importante porque agrupa os consumidores em grupos com características semelhantes, o que facilita a