Gestão
CELSO APARECIDO SPITZER
DAIANE SPINASSI
JOSIANE DE SOUSA
SANDRA APARECIDA DOS SANTOS
TÉCNICAS SECRETARIAIS II
CURITIBA
2009
TELESSALA: COLÉGIO ESTADUAL PROFª IARA BERGMANN
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIADO
TÉCNICAS SECRETARIAIS II
Atividade realizada para composição de nota pelos alunos: ANA PAULA DA SILVA SPITZER, CELSO APARECIDO SPITZER, DAIANE SPINSASSI, JOSIANE DE SOUSA e SANDRA APARECIDA DOS SANTOS, na disciplina de TÉCNICAS SECRETARIAIS II e supervisionado pelas professoras: MARLENE DE OLIVEIRA e ZÉLIA FREIBERGER.
CURITIBA
2009
Em visita realizada a Escola Municipal “Furiato” para a realização de um questionário com o objetivo de pontuar o clima organizacional da empresa como também vários aspectos relacionados à ética, assédio moral, tratamento com a chefia superior, etiqueta no ambiente de trabalho e outras normas aplicadas no Estabelecimento de Ensino. Foi verificado através de pesquisa realizada que existe um regimento interno, mas que não se faz plenamente o uso do mesmo. Na questão da ética profissional, muitos funcionários admitiram não ter conhecimento que exista tal código, em maior parte percebe-se um negativismo por parte dos profissionais que atuam nos vários segmentos dos setores pesquisados. No setor que cuidam na infraestrutura da Escola e auxiliam na limpeza e manutenção, estão preocupados apenas e tão somente com isso, não se preocupando com a parte humana que os rodeia, possuem uma atitude agressiva com os colegas e a maioria demonstram não cooperativismo, assim demonstram insubordinação não dispostos a acordos ou a mudanças. Alguns realizam o trabalho de maneira estressada e outros são otimistas e abnegados no que fazem.
No cotidiano, existem aspectos elogiáveis como por exemplo: saudações, agradecimentos, “palavras mágicas”(obrigado, com licença, por favor, etc). A questão do cumprimento de horário deixa muito a desejar. Atrasos são