Gestão
Metais
Brilho: Brilho os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais. Maleabilidade: Maleabilidade essa é a capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas. Ductibilidade: Ductibilidade Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas. Condutibilidade: Condutibilidade os metais são ótimos condutores de corrente elétrica e de calor.
As bandas mais externas de alta energia formam-se em uma banda condutora na qual os elétrons movem-se movemcristal. facilmente através do cristal Esse estado deslocalizado de elétrons é o que partilha a condutividade que associamos com um metal.
fig_1m_ligação_metálica.exe
O hidrogênio que “virou” metal
Solidificação ►Formação de cristais
Ao se solidificar (temperatura de aproximadamente 1540°C), o ferro apresenta estrutura cúbica de corpo centrado, chamada de ferro delta (Fe δ). Permanece nessa condição até cerca de 1390ºC e, abaixo desta temperatura, transforma-se em ferro gama (Fe γ), cuja estrutura é cúbica de face centrada. Abaixo de 912°C, readquire a estrutura cúbica de corpo centrado, agora chamada de ferro alfa (Fe α). Continuando o resfriamento, a 770°C ocorre o ponto de Curie, isto é, ele passa a ter propriedades magnéticas.
3_b.exe
Aço ► Liga ferro + carbono
T = f(t)
Diagrama Fe-C.exe
Diagramas TTT → difusão atômica / reações no estado sólido → influenciam diretamente as propriedades funcionais dos aços
Fases – ferrita (ferro alfa), austenita (ferro gama) , cementita (carboneto de ferro) e perlita (mistura de duas fases – ferro e carboneto de ferro)
Fig16_u.exe
Diagrama TTT.exe
Aço inox 18 -8 (cromo – níquel)
O níquel concorre para a estabilização da austenita
Laminação
Laminação é um processo de conformação de metais no qual o metal base é passado através de um par de rolos.