História do euro
O conjunto da obra a seguir, descreverá o surgimento da União Européia, com a definição do porque de ter sido criada; os membros participantes; a história do euro e seu campo de ação; definição física e visual da moeda; fatos atuais como o início da crise; declarações de representes de alguns países membros; situação da população; formulação e processos de revitalização do mercado; causa da crise e seus principais percursores; opiniões de alguns especialistas sobre o assunto; declaração de Obama no G8 sobre o assunto; situação dos bancos. DESENVOLVIMENTO
HISTÓRIA
Com o objetivo de cessar as contantes guerras entre países vizinhos da Europa que sofreram grandes abalos a Segunda Guerra Mundial, foi fundada a União Europeia, cujos países fundadores foram: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e os Países Baixos.
Criada em1951, a Comunidade Européia do Carvão e do Aço (países baseados nas indústrias do carvão e do aço) passam a soberania para a instituição européia. Unindo econômica e politicamente os países europeus envolvidos, tendo em vista assegurar a paz duradoura.
Nos anos seguintes trata-se de um bom período para a economia, favorecendo as trocas comerciais realizadas entre os membros e a implantação de um controle conjunto da produção alimentar, assegurando alimentos suficientes para todos.
Em 1º de Janeiro de 1973, a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido aderem ao grupo UE, no mesmo ano, a Europa passa por problemas econômicos e crise energética, dois anos depois, têm por fim as últimas ditaduras de direita na Europa, a partir disso, têm-se por partida foco na criação de emprego e infraestrutura nas regiões pobres.
Em 1981, a Grécia torna-se o décimo Estado-Membro da UE, cinco anos mais tarde, integram-se Espanha e Portugal. Em 1986, é assinado o Acto Único Europeu, um Tratado que prevê um vasto programa para seis anos destinado a eliminar os entraves que se opõem ao livre fluxo de comércio na UE, criando assim o “Mercado Único”,