Gestão e Mudanças
As organizações são estruturadas como sistemas auto-organizados e a comunicação como seu principal processo dinamizador. A sociedade inerente aos sistemas organizacionais não se resume a uma maneira especifica de ação, mas ação seria construída por meio de comunicação e redução de complexidade.
A comunicação, pela perspectiva sistêmica, é vista como um sistema aberto. As relações públicas é vista como a administração dessa própria comunicação entre empresas e instituições e seus diversos públicos. Em oposição a essa teoria, Dahredorf elabora a teoria do conflito: onde toda sociedade ecada um de seus membros estão submetidos a todo momento à mudança, toda sociedade é um sistema de elementos contraditórios em si e explosivos; cada elemento dentro da sociedade contribui para sua mudança; se mantém graças à coação que alguns de seus membros exercem sobre os demais.
Fatores como as inovações tecnológicas, maior competição, globalização, aumento nas expectativas e exigências dos consumidores, o contexto sócio-econômico instável, impelem as organizações para a mudança, para o desenvolvimento de novas competências que permitam maior adaptabilidade, flexibilidade e rapidez de decisão. mudança organizacional sob a perspectiva sistêmica. O que implica assumi-la como um processo complexo, dinâmico e multifacetado. Além disso, no contexto do pensamento sistêmico, a mudança baseia-se no imperativo de identifi- car, compartilhar e conferir novo significado a crenças e va- lores que moldam a interpretação das pessoas em relação