Gestão da mudança
Instituto A Vez do Mestre
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA Gestão da Mudança e Tomadas de Decisões
Prof.: Branca Cantisano
Auto-avaliação em 25 de março de 2011
Mudança e Compreensão da Mudança:
A Mudança pode significar uma alteração de posição de mercado onde a organização está inserida e também uma modificação em sua função social e modificação no direcionamento estratégico (com possível alteração da missão organizacional, mudança de cultura, valores e níveis hierárquicos de autoridade e responsabilidade). Ex: Case da Still onde podemos ver o relato de um processo de profissionalização da Gestão da Still no mundo e no Brasil e as conseqüentes mudanças ocorridas dentro da Empresa, tais como formas de Relacionamentos com a Matriz, perfil cultural da empresa, reposicionamento estratégico da área de recursos humanos, implantação do sistema de Lean Manufacturing, etc.. O objetivo Principal do Case foi Mostrar a complexidade organizacional dos processos de Mudança e permitir reflexões a partir dela, palavras chaves usadas no case, (Mudança Cultural, Implantação do Sistema de Gestão e Competências).
Todos estes aspectos que eu vou citar abaixo foram de forma consistente abordados no case da still fazendo com que empresa viesse a Crescer de forma Ordenada a partir de uma tomada de decisão e de um breakpoint que foi quando em 1980 a matriz alemã deu um xeque mate na STIHL Brasil: ou melhoraria seus índices ou a Empresa seria fechada.
A mudança é um processo natural ao longo do período de vida das organizações e é decorrente da reação desta ao ambiente onde estão inseridas, ao longo das primeiras aulas e neste case maravilhoso vimos tipos de mudanças tais como: Mudança Incremental
É fruto da análise racional e de um processo de planejamento.
Definem-se metas e etapas para atingí-la.
Geralmente é uma continuidade do passado, sem maiores rompimentos.
Perguntas: mudar o quê? Mudar