gestão e eficiencia energetica
Campus Araranguá
Engenharia de Energia
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Araranguá, 9 de Setembro de 2013.
Introdução
Qualidade é um conceito subjetivo, já que está relacionado às percepções de cada indivíduo, variando devido a diversos fatores, como por exemplo a cultura, produto ou serviços prestados, necessidades e expectativas, etc. Uma vez que o termo qualidade possui diversas definições, ele nem sempre é de definição clara e objetiva.
Não é diferente quando se trata de qualidade com relação a produtos ou serviços, havendo diversas definições para isto. Alguns exemplos são o produto estar em conformidade com as exigências e necessidades do cliente, o valor agregado, a relação custo/benefício e inovações com relação a outros produtos. A qualidade de um produto ou serviço pode ser avaliada através da óptica do cliente ou da do produtor. Um produto de qualidade, do ponto de vista do produtor, é aquele que vai de encontro com as expectativas e necessidades do cliente, enquanto do ponto de vista do cliente, a qualidade está associada ao valor e à utilidade reconhecida do produto. Controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade são conceitos relacionados com o de qualidade na indústria e serviços. Estes conceitos são utilizados em diversas áreas, através de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001 e a ISO 14000.
Indicadores são modos de representar quantitativa e qualitativamente as características e propriedades de uma dada realidade. Exemplos de indicadores qualitativos são a elaboração de questionários ou de perguntas a serem respondidas pelos clientes, enquanto que exemplos de indicadores quantitativos são os de tempo, quantidade de produtos/serviços, número de informações, etc. O enfoque da qualidade é o modo como os produtos de uma empresa são analisados, melhorando, assim, continuamente, considerando-se que a qualidade não seria só atender ao