quimica
Biologia
12º ano
Trabalho realizado por:
David Simões
Reprodução sexuada e reprodução assexuada
Reprodução sexuada e reprodução assexuada: o que é?
Reprodução sexuada é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam suas espécies através do tempo e do espaço, produzindo outros seres semelhantes a si mesmo.
A reprodução é importante pois mantém a espécie e faz com que os genes passem de uma geração para outra. Isso quer dizer que, as características de uma espécie passam – pelos genes- de uma geração para outra (de pais para filhos). Reprodução Assexuada:
É o tipo de reprodução que não envolve gâmetas masculinos e femininos. Esse processo leva à formação de descendentes geneticamente iguais entre si e aos seus ancestrais, formando o que podemos chamar clone.
Na reprodução assexuada, não há recombinação genética nem a variabilidade da espécie. Todos os indivíduos ” nascem” iguais. Sem essa recombinação genética, a população vai ficar exatamente igual e não vai acarretar na evolução das espécies.
Mas é um modo rápido de se reproduzir, já que não há a necessidade de encontrar um parceiro para isso.
Há dois tipos de Reprodução Assexuada:
Binária, onde a célula que constitui o corpo do indivíduo se divide por mitose em outras duas idênticas e divisão múltipla.
Consiste na segmentação do corpo do indivíduo, originando diversos segmentos com capacidade de formar novos indivíduos completos
Reprodução Sexuada:
O que caracteriza a reprodução sexuada é a ocorrência de células especializadas (gâmetas) que ao se unirem formam um novo ser. Esta reprodução permite uma variabilidade das espécies, pois há recombinação genética.
Com a recombinação genética, os seres irão aparecer com pequenas modificações o que tornará mais fácil a seleção natural.
Neste tipo de reprodução, o novo ser vai receber uma parte dos genes da mãe e a outra parte dos genes do pai. O gâmeta masculino tem a metade dos