Eficiencia energetica
Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia.
A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.
Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja electricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia.
Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas do mundo em 2050 por um terço, e será essencial no controlo das emissões globais de gases com efeito de estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia
A adopção de soluções ou medidas eficientemente energéticas em edifícios pode passar como por exemplo, por colocar um isolamento térmico de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento mantendo a mesma temperatura, instalar lâmpadas económicas,em vez de lâmpadas incandescentes para atingir o mesmo nível de iluminação. Redes de sensores sem fio são muitas vezes utilizados para visualizar o uso de energia em cada ponto para melhorar a eficiência, como no exemplo do Japão.
Grafico do prédio
Quais os parâmetros utilizados:
O mercado de Eficiência Energética, no setor industrial e de grandes consumidores, apresenta-se como uma alternativa de redução de custos aos empresários.
O órgão regulador do Sistema Elétrico Nacional, ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, em atenção aos problemas de escassez de recursos producentes de energia elétrica, definiu, por meio da Lei 9.991 de 24 de Julho de 2.000, a aplicação de recursos, pelas concessionárias e permissionárias de energia elétrica, em pesquisa, desenvolvimento e em projetos de eficiência energética, desenvolvendo medidas que promovam o combate ao desperdício de energia.