GESTÃO E DESENVOLVIMENTO
[Luciana Souza Silva]
Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas. Gestão de pessoas não é uma ciência exata, mas alguns conceitos podem ser estudados e utilizados para melhorar o desempenho dos recursos humanos. Um dos fatores mais importantes é a correta definição das competências de cada funcionário para cada cargo. Em geral se você é bom com vendas você não será bom com computadores, ou se é bom engenheiro não será bom advogado e por aí vai. Por isso a norma ISO 9001 é bem clara em definir que as pessoas que executam atividades que afetam a conformidade com os requisitos do produto devem ser competentes com base em educação, treinamento, habilidade e experiência aprovados.
No contexto atual, os sistemas produtivos são compostos por três tipos de recursos, os recursos humanos, financeiros e materiais como equipamentos, máquinas, estoques. Em alguns tipos de negócios predominam a presença de certos recursos. Algumas empresas usam mão de obra intensiva, outras já utilizam um processo altamente automatizado, mas independente da predominância, qualquer ambiente produtivo é composto essencialmente por pessoas, elas dão vida a organização, planejam, pensam e conduzem os sistemas aos seus maiores resultados.
Eu seria uma gestora com diálogo aberto e um relacionamento próximo aos funcionários para ajudar a garantir maior produtividade e também um ambiente de trabalho mais agradável. Saber gerenciar pessoas, suas necessidades, competências e resultados, é fundamental para o sucesso empresarial.