microbiologia
O Leite Fermentado Yakult é um alimento à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos, os Lactobacillus casei Shirota, que resistem à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, auxiliando na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório.
Os lactobacilos possuem esse nome por serem bacilos que transformam o açúcar do leite (lactose) em ácido láctico através da fermentação. Existem diferentes tipos de lactobacilos que são utilizados na fabricação de iogurtes, coalhadas, queijos, entre outros, com a finalidade de conferir diversos sabores, texturas e aromas após a fermentação. O ácido láctico é responsável por acidificar o meio intestinal, favorecendo o aumento dos microrganismos benéficos.
A microbiota intestinal é composta por cerca de 100 trilhões de bactérias, com média de 100 variedades, que participam da digestão, absorção e síntese de vitaminas. Estudos clínicos demonstram que os probióticos, além de ajudar nesses processos, também contribuem no aumento da resistência imunológica do organismo e protegem contra inúmeras doenças, inclusive alguns tipos de câncer.
Alguns fatores de risco podem desfazer esse equilíbrio: alimentação inadequada; medicamentos (principalmente antibióticos); contaminação bacteriana; estresse; mudanças no clima; idade. Com o passar dos anos, a microbiota intestinal se altera e a quantidade de microrganismos benéficos diminui, enquanto a de nocivos aumenta. Assim, o período de recuperação em caso de doença em idosos é maior do que em jovens.
Mas o que são probióticos?
A ANVISA define probióticos como "microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo".
As características de um microrganismo probiótico são:
• Ter segurança no consumo;
• Pertencer à microbiota natural do hospedeiro;
• Além de sobreviver ao processo de fabricação, comercialização e consumo, deve ser