Estudo: Acme Medical
Estudo de Caso: “ACME MEDICAL IMAGING”
O caso da ACME MEDICAL IMAGING nos mostra como a empresa está trabalhando para desenvolver um novo produto, utilizando tecnologias de ponta, desde o design até a manufatura dos equipamentos.
A visão apresentada do ambiente externo é muito importante para entender as motivações e progressão dos eventos. A nova tecnologia WiMAX foi lançada e se mostra promissora para a transmissão imagens médicas. A ACME entende que a primeira empresa que conseguir elaborar produtos com essa tecnologia terá sucesso no mercado. Associado a isso, os clientes não querem mais investir nos equipamentos existente, pois entendem que será um investimento numa solução que logo ficará obsoleta. Dessa forma, produzir de forma rápida e com um estrito controle de custos é o principal objetivo da ACME.
Don Payton e David Sayers foram contratados para ajudar nessa missão, no entanto encontraram um ambiente com sérios problemas organizacionais que poderiam interferir na conquista do objetivo.
Um problema muito crítico é a falta de processos no desenvolvimento de produtos. Embora a ACME tenha um corpo técnico muito bom, com engenheiros experientes e capacitados, eles não trabalham alinhados com as prioridades de tempo e custo. Além disso, conforme descrito no caso, não existe um procedimento formal de desenvolvimento que direciona as equipes de trabalho. Assim, os indivíduos, trabalhando em locais e países distintos, não se conversam, não entendem os pontos críticos, não se comprometem com as tarefas e portanto não conseguem cumprir datas e metas.
Essa falta de processo é reflexo da própria estrutura organizacional da empresa. O CEO, que deveria definir a estratégia e dar recursos para as equipes atingir os objetivos, é um gargalo no processo de desenvolvimento de novos produtos pois devido sua formação de engenheiro e paixão pelo lado técnico dos produtos, tem que aprovar e dar suas opiniões em tudo que será desenvolvido. Com isso