CASE ACME MEDICAL IMAGING
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA CENTRAL
Acme Medical Imaging (Acme) estava no meio de um projeto extremamente agressivo para introduzir uma série de novos produtos baseados em uma tecnologia inovadora, isso estava gerando grande entusiasmo no setor de saúde.
2. ANÁLISE DO CONTEÚDO FACTUAL DO CASO
O case trata das dificuldades operacionais entre P&D, produção e comercialização vivenciadas pela ACME Medical Imaging, que atua no segmento de tecnologia de ponta em aparelhos de transmissão de imagem voltados para o segmento médico, que esta prestes a lançar uma nova linha de produtos.
O problema torna-se aparente quando é percebida a necessidade de buscar esforços internos das diversas áreas internas da empresa envolvidas no desenvolvimento, produção e comercialização e os parceiros externos (fornecedores e consultoria), com a pretensão do aperfeiçoamento do novo equipamento com base em uma tecnologia não-proprietária.
A ACME tem um corpo técnico de funcionários altamente capacitado, incluindo seu CEO, onde contrariamente o CEO se atribuindo de papel técnico, interfere sobre as áreas envolvidas no desenvolvimento e produção, impactando negativamente no processo de desenvolvimento, muitas vezes deixando de lado seu papel principal como gestor.
Somando-se a isto, as áreas de desenvolvimento e produção estão geograficamente dispersas, enquanto a ACME sofre com pressões dos clientes e da concorrência para o desenvolvimento e comercialização novos produtos em prazos muito curtos, sobrecarregando ainda mais marketing e vendas, bem como, P&D.
Os problemas elencados acima, somados à questão de o CEO dedicar-se parcialmente ao seu papel principal, por conta de sua formação profissional e efetiva atuação/intervenção como “engenheirochefe” extrai da ACME decisões importantes quanto a determinação de custos e prazos para as áreas operacionais, comprometimento prazos perante a clientes impactando no processo de vendas.
Percebemos