Gestão urbana e de serviços públicos
Este estudo foi baseado na assistência médica e hospitalar, e aplicado em uma estratégia de saúde da Família (ESF) localizada no município de Jaguaruna SC, localizada na região central do município. A equipe de saúde da ESF onde se realizou o estudo encontra-se com seu quadro funcional completo sendo este composto por: 02 enfermeiras, 05 técnicos de enfermagem, 03 médicos, 07 agentes comunitárias, 01 dentista, 01 auxiliar de consultório odontológico, 01 recepcionista. Esta equipe é responsável por 07 micro áreas, e o atendimento é realizado dentro da unidade conforme a demanda. As atividades que competem aos profissionais dentro da unidade de saúde são: conhecer a realidade das famílias; identificar os problemas de saúde; elaborar com participação da comunidade um plano local para enfrentamento dos fatores de risco e problemas de saúde; executar procedimentos de vigilância á saúde e de vigilância epidemiológica; realizar visitas domiciliares; resolver os problemas de saúde no nível de atenção básica; garantir o acesso na continuidade do tratamento dentro de um sistema de referencia e contra-referencia; prestar assistência integral a população adstrita; coordenar; participar ou organizar grupos de educação para a saúde.
Com a pesquisa pretende-se conhecer um pouco mais sobre o assunto estudado e tentar encontrar soluções para os problemas apresentados juntamente com servidores e gestores da unidade escolhida.
1 DIAGNÓSTICO
Participaram da pesquisa quinze (15) pessoas que fazem uso da ESF em estudo, sendo estas, escolhidas aleatoriamente pelos pesquisadores, e a abordagem realizada na própria Estratégia de Saúde da Família.
Esta amostra de quinze (15) pessoas foi determinada após elaboração do questionário que contém seis (6) perguntas abertas.
1.1 Características dos informantes:
Para levantar o perfil dos informantes foram levantados dados como a idade, e o sexo dos mesmos.
Os entrevistados apresentaram idade