Gestão Qualidade total
ETAPA 2
PASSO 01
DEFINIÇÃO DE GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL
O conceito de Gestão de Qualidade Total (GQT) teve suas raízes no Japão e depois se espalhou para os outros continentes. Historicamente percebemos que a avaliação e apercepção de qualidade surgiram com o homo sapiens no instante em que foi capaz de realizar ações, comparando qualidades e avaliando alternativas, criando métodos que auxiliassem em suas manifestações. Um processo que tornou-se repetitivo, agregado a cultura e estabelecendo habilidades técnicas.
As grandes construções e os grande impérios da antiguidade foram surgindo a partir de princípios administrativos fundamentados na avaliação e da qualidade. Em um período da história existia uma preocupação com os objetos e não com o ser humano, que com Revolução Industrial a atenção à saúde do trabalhador tinha objetivo de manter a produção .Atualmente percebemos que a ênfase na eficiência da máquina não bastava para intensificar a produtividade, sendo necessário analisar os processos e educar o ser humano para aumentar a eficiência das organizações.
Nesse contexto a Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das organizações, na busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os públicos de uma empresa, e também de sua excelência organizacional. A Gestão da Qualidade Total (GQT) é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.
A GQT valoriza o ser humano no âmbito das organizações, reconhecendo sua capacidade de resolver problemas no local e no momento em que ocorrem, e busca permanentemente a perfeição. Precisa ser entendida como uma nova maneira de pensar, antes de agir e produzir. Implica uma mudança de postura