Gestão pública
Quais são os modelos, citados no texto, da Nova Administração Pública? Qual deles mais se adequaria a uma Gestão Burocrática? Por quê?
Podemos verificar quatro modelos decorrentes da modernização da Administração Pública, que, em essência, representam uma tentativa inicial de construir uma tipologia de modelos ideais da nova Administração Pública
Modelo 1: o impulso para a eficiência
Modelo 2: downsizing e descentralização
Modelo 3: em busca da excelência
Modelo 4: orientação para o serviço público.
O modelo 1 é o que mais se adequaria a uma gestão burocrática, porque diagnosticou o setor público como arrogante, esbanjador, excessivamente burocrático e com um nível de desempenho muito baixo
Questão 2 - Valor da questão ( 2 )
Qual das teorias vistas sobre a época do aparecimento do Estado é a mais válida? Por quê?
A teoria não-contratualista origem em causas econômicas ou patrimoniais é a mais válida, há quem afirme que essa tenha sido a origem indicada por Platão, quando, nos “Diálogos”, no Livro II de “A República”, assim se expressa: “ Um Estado nasce das necessidades dos homens; ninguém basta a si mesmo, mas todos nós precisamos de muitas coisas”. E em seguida: “... como temos muitas necessidades e fazem-se mister numerosas pessoas para supri-las, cada um vai recorrendo à ajuda deste para tal fim e daquele para tal outro; e, quando esses associados e auxiliares se reúnem numa só habitação, o conjunto dos habitantes recebe o nome de cidade ou Estado”.
Entre as teorias que sustentam a origem do Estado por motivos econômicos, a de maior repercussão prática foi e continua sendo a de Marx e Engels. Em uma de suas principais obras, “A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado”, Engels expõe claramente essa opinião, além de negar que o Estado tenha nascido com a sociedade. Ele afirma que o Estado “é um produto da sociedade, quando esta chega a determinado grau de desenvolvimento”.
Questão 3 - Valor da