Gestão projetos
Este capítulo apresenta a definição de múltiplos projetos, esclarece a confusão freqüente entre gerenciamento de múltiplos projetos, portfólio, programa e projetos e apresenta o cenário e os principais problemas do gerenciamento de múltiplos projetos.
O QUE É O GERENCIAMENTO DE MÚLTIPLOS PROJETOS?
É o gerenciamento da alocação de recursos entre as atividades de vários projetos que competem pelos mesmos recursos.
No ambiente em que os recursos são dedicados a projetos específicos, a metodologia sugerida pelo PMI em seus “Standards” parece ser suficiente para se lidar com a alocação de recursos. No entanto, em ambiente em que os recursos são compartilhados entre projetos, surge um novo problema não abordado pelos “Standards” do PMI. O gerente de projetos planeja a participação de um recurso na execução de uma atividade mas não pode garantir que este recurso estará disponível no momento da execução da atividade. A disponibilidade dos recursos vai depender do resultado de outros projetos. Ou seja, se o recurso estiver atrasado na execução de uma atividade de outro projeto, este atraso pode ser transferido para o próximo projeto.
Cabe ao gerenciamento de portfólio liberar projetos em função da disponibilidade de recursos. No entanto, a disponibilidade planejada de um recurso pode não ser cumprida no momento da execução. Desta forma trata-se de um problema que: > Envolve mais de um projeto > Não é solucionado pelo gerenciamento de portfólio > Afeta o resultado dos projetos
É este o principal problema abordado pelo gerenciamento de múltiplos projetos.
Portfólio x Múltiplos Projetos
Para o bom entendimento do que é gerenciamento de múltiplos projetos é preciso verificar as diferenças existentes entre o gerenciamento de múltiplos projetos e o gerenciamento de programa e portfólio de projetos, uma vez que ambos tratam do gerenciamento de mais de um projeto que podem ser executados simultaneamente.
“Não é