esvazimento de um deposito
994 palavras
4 páginas
Tempo de vazamento de um depósito em regime estacionárioNos fluidos escoamento pode ser laminado e turbulento. No regime laminar, o regime em causa, as camadas adjacentes do fluido deslizam umas sobre as outras e o escoamento e estacionário. Um fluido ideal é incompressível logo não existe atrito interno. O atrito interno num fluido produz tensões de tangenciais, em alguns casos essas tensões podem ser desprezadas em comparando com as diferenças de pressão existentes e a acção da força gravítica.
Devido a complexidade da medição da velocidade instantânea do jacto é usada a medição do tempo de escoamento em função da diferença entre os níveis inicial e final de um reservatório cilíndrico com água. Assim podemos obter relações entre o tempo de escoamento e variação da altura.
A velocidade com que o fluido sai do reservatório, por um orifício situado na parte inferior deste, e dada pela expressão: (1)
-sendo h a altura da coluna de líquido, v a velocidade do jacto de fluido que sai do reservatório.
Esta equação pode ser facilmente obtida através da equação de Torricelli, sendo esta uma dedução da equação de Bernoulli. A utilização desta equação esta condicionada a pequenas variações de altura, já que podemos considerar a secção recta do reservatório muito maior que a do orifício por onde é escoado o fluido. Para uma variação apreciável no nível do fluido contido no reservatório, podemos afirmar que a velocidade do jacto diminui à medida que o nível da agua vai baixando. É possível a utilização, para pequenos intervalos de tempo, da seguinte relação:
A integração da equação anterior leva à seguinte relação entre a variação de altura no reservatório e o intervalo de tempo em que o fluido escoou:
A equação de Torricelli é deduzida através da equação de Bernoulli pois o efeito da viscosidade dentro do reservatório e pequeno, por outro lado se o fluido que sai pelo orifício transitar para outro ducto estreito, o efeito da viscosidade torna-se relevante. A