ções de políticas públicas para melhoria do Brasil segundo relatório de competitividade global
Considerando as duas notícias apresentadas acima, pense que você é um formulador de políticas públicas e, como tal, dará algumas sugestões de melhoria da competitividade brasileira.
Ações de políticas públicas para melhoria do Brasil segundo relatório de competitividade global de 2013–2014.
Para que o Brasil melhore sua posição no ranking de Relatório de Competitividade Global é preciso rever algumas politicas praticadas atualmente, pois este é um problema estrutural grave do Brasil e fazer mudanças na infraestrutura do país principalmente na área da logística, peso dos tributos, custos do capital, educação e reforma tributaria, com estas ações seriam melhoradas as principais deficiências do país.
Não existe uma solução rápida para esta situação, as melhorias são a médio e longo prazo porem a muito que pode ser feito pelo país pela presidenta e pelos atuais governantes para melhorar a competitividade do país.
Poderiam ser criadas novas politicas econômicas para incentivar a competitividade das empresas e regras econômicas mais claras.
Um dos principais pontos a ser visto com mais urgência é em relação à carga tributaria do país que é muito pesada quando comparamos com outros países. Poderiam ser feitas ações emergenciais estratégicas juntas ao Banco Central e o Ministério da Fazenda, para diminuir esta carga de tributos principalmente para as pequenas empresas que são as que mais sofrem e melhorar a eficiência marginal de capital.
Aumentar os investimentos para melhorar os indicadores de baixo desempenho que são a inflação do país, poucos investimentos em infraestrutura e falta de reforma, liberalização do mercado de trabalho, qualidade da educação básica, qualidade de educação de matemática e de ciências, tributação sobre o emprego, eficiência governamental, corrupção, credibilidade dos políticos, taxa sobre investimentos, juros, importação como percentagem do PIB, e exportação como percentagem do PIB, ambiente