Gestão Port Categorias - Farmácia
O gerenciamento por categorias trata-se de a organização sortida dos produtos nas gôndolas prateleiras etc. Os produtos são agrupados e os grupos são dispostos de maneira a favorecer o fluxo e fazer com que os clientes andem pelo espaço da farmácia. Caminhando pela loja e veja as ofertas e promoções e os itens nas gôndolas e prateleiras. o consumo mais próximos u
Que são divididas não só pelo tipo do produto e sim por quem os compra. Por exemplo, dividir os produtos por sexo, faixa etária, o homem que vai ate à farmácia a procura do barbeador e encontra o creme de barba ao lado e consequentemente uma loção pos barba e ate mesmo o desodorante tende a levar mais do que pretendia.
Estudos afirmam que 85% dos brasileiros decidem a compra no ponto de venda¹. Muitas das técnicas de merchandising buscam impulsionar o consumidor à compra. Sendo assim, as ações precisam ser reinventadas. É indiscutível que oferecer um destaque maior de um produto dentro da loja (no PDV) acelera suas vendas, potencializa a rotatividade e o giro de produtos, portanto o espaço de loja é prioridade em qualquer estabelecimento comercial.
Logo as farmácias e drogarias não ficariam em diferente posição em relação as demais áreas de varejo, o ramo farmacêutico, principalmente independentes e pequenas redes, carecem de uma cultura de trabalhar o mercado ativamente.
Com estratégia é possível aumentar o faturamento, melhorar o atendimento e promover a fidelização dos clientes.
A utilização do gerenciamento por categorias como técnica geradora de vendas é usada em mercados diversos, com resultados sobre o investimento (ROI) positivos, como exemplo algumas empresas de varejo que aumentaram seu faturamento em media 30% E o mais importante, tais resultados normalmente aparecem acompanhados de significativos aumentos de retorno da clientela.
O gestão por categorias não é uma ferramenta exclusiva de hipermercados e grandes redes, e pode ser implantada