AMAS ESPECIALIDADES
GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO DIRETA II
1)A Secretaria Municipal de Saúde, sempre atenta às necessidades da população, analisando atendimento médico em especialidades e procedimentos especializados no Município de São Paulo, no âmbito da Atenção Básica, preferencialmente naquelas áreas diretamente relacionadas ao atendimento das doenças crônico-degenerativas. Dessa forma em abril de 2008 foi iniciado um Projeto e implantação dos serviços de Atendimento Médico Ambulatorial em especialidades – AMA Especialidades.
2) Tem por objetivo ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.
3)É à partir da Rede Básica, porta preferencial de entrada para o Sistema de
Saúde, que devem emanar todas as ações, numa perspectiva regionalizada e ascendente, a qual privilegia a integralidade e o cuidado. Esta premissa justifica o estabelecimento de Protocolos, uma vez que estabelece critérios para o encaminhamento dos pacientes das UBSs para as AMA Especialidades, organiza e sistematiza os fluxos de referência e contra-referência, possibilitando deste modo aperfeiçoar assistência.
4) É requisito de contratação de Recursos Humanos, que todo profissional médico contratado para as AMA Especialidades possuam título de Especialista ou Residência Médica na área de atuação.
5) Os serviços que disponibilizam são:
- Princípios e Diretrizes do SUS;
- Aspectos da organização da SMS e CRS à qual a AMA pertence, a fim de conhecer os fluxos da Regulação e Protocolos da SMS.
6) O SIGA-Saúde é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo que visa prover um Sistema de Informação integrado e distribuído, voltado para a Gestão Plena do SUS.
7)Entre os módulos que compõem o SIGA-Saúde, o módulo Agenda é um dos mais utilizados e mais importantes, por isso é de extrema importância o conhecimento desta ferramenta para a configuração