História e dados do bairro São Mateus
Introdução 3
História do bairro São Mateus 4
Densidade demográfica 7
Tabela de Dados do Distrito de São Mateus 8
Violência 12
Serviços de saúde 13
Centro Educacional Unificado - CEU 16
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social 17
Conclusão 19
Referências bibliográficas 20
INTRODUÇÃO
Objetivo deste trabalho é trazer alguns dados sobre o bairro de São Mateus, proporcionando maior entendimento do funcionamento e da rotina deste lugar. Entender a lógica de um lugar é um importante conhecimento para um futuro profissional da saúde. Conseguir reconhecer as suas principais características e por que ele funciona desta forma. Apresentaremos os dados geopolíticos e demográficos, e também a história do surgimento de São Mateus. Algumas vezes estes dados serão apresentados juntamente com outros bairros, já que em alguns casos devido à proximidade e culturas parecidas se torna inviável apresentar tais temas sem citar bairros vizinhos.
História do bairro São Mateus
A história do bairro de São Mateus é bem simples. Antes somente uma grande fazenda, que foi repassada por alguns proprietários até ser adquirida pela família Bei. Essa aquisição feita por Mateo e Salvador Bei ocorreu no ano de 1.946. Foi a partir deste momento que este local passou a ser chamado de Fazenda São Mateus.
Porém apenas em 1.948 que se iniciou efetivamente São Mateus como um bairro, pois foi neste ano que Mateo Bei decidiu lotear e vender sua propriedade. Interessante observar que foi dado o nome de "Cidade São Mateus", pelo pai e filho Bei que previam um grande futuro para tal local. Porém a evolução deste bairro foi e ainda é lenta. Os primeiros moradores enfrentaram muitos problemas. A falta de transporte, empregos, educação e comércio tornavam o local um péssimo lugar para se morar. E pensando assim foi que a loteadora Bei filho resolveu doar 500 telhas e dois mil tijolos aos novos proprietários. Muitos acreditam que isso aconteceu por pura bondade, mas na