Silos
Curso de Enfermagem
Barbara Oliveta dos Santos RA: 219875
Gabrielle Aparecida da Silva RA: 222278
Kerli Regina Duarte da Costa RA: 224976
Leonardo Cezar Zanesco de Souza RA: 222147
Letícya Machado RA: 222759
Maria oliveira dos Santos RA: 222087
Polyanna Todisco Isepan RA: 219874
Tatiane Pereira dos Santos Silvestre RA: 225944
Estudo em bases de dados referente à Cidade Tiradentes
São Paulo
2012
Sumario
Introdução
Objetivo
Metodologia
Desenvolvimento
SILOS
Cidade Tiradentes
Distribuição das Unidades Hipotéticas de Saúde
Conclusão
Referencias
Anexos
Introdução
“A Lei N° 8.080 de 19 de Setembro 1990, se dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondente e dá outras providencias”. Sendo argumentada na Constituição Federal de 1988 no artigo 196 que “a saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Diante desse paradigma entende-se que para alcançar este objetivo são necessárias políticas sociais e econômicas que visem o bem estar e o bem social da população.
No Brasil, o Sistema Local de Saúde (SILOS) foi introduzido como estratégia básica para ampliação da cobertura dos serviços de saúde. Entende-se como um processo social e político de transformação de praticas e uma estratégia de divisão de trabalho baseado em critérios políticos, geográficos e demográficos, apoiada pela OMS/OPAS para melhoria das condições de saúde da população.
O Sistema Único de Saúde (SUS) é o conjunto de ações e serviços públicos de saúde prestados por órgãos, entidades