Silos
ARMAZENAGEM DE GRÃOS NOS SILOS E OS MÉTODOS DE
PREVENÇÃO
Brunna TAVARES (1); Marcos JEAN (2)
IFMA Campus: Imperatriz, Av. Newton Bello s/n, Vila Maria, Imperatriz- MA, CEP- 65719-090, TEL: (99)
3523 4745, FAX: 3523 2221, e-mail: garotinha1036@hotmail.com , marcosjean7@hotmail.com .
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo alertar sobre o perigo que uma poeira de grão pode oferecer quando se encontra em corretas condições (em suspensão no ar ou em camadas) e em lugares indevidos, como silos. A cada 100 acidentes de trabalho, 94 poderiam ser evitados se fossem usados equipamentos de segurança adequados, segundo dados da Sociedade Nacional de Prevenção. Através da metodologia aplicada constatouse que a poeira de grão, nestes casos, é a vilã da situação e que muitos dos acidentes acontecem devido este perigo ser ignorado, e por isso os fatores de segurança são muitas vezes deixados de lado. Por este motivo viu-se a necessidade de tentar sensibilizar os envolvidos a adotar as medida de segurança que levem a diminuir os riscos de incêndios e explosões nos silos e tentar restaurar ou até mesmo em algumas indústrias implantar a realização de encontros de formação e prevenção sobre poeira explosiva. Embora os resultados encontrados estejam correlacionados às desastrosas explosões, servem como diagnóstico para implantação de uma nova proposta para a tão sonhada segurança.
Palavras- chave: material particulado; risco; explosão; fatores de segurança.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente existem várias formas de se prevenir de uma explosão causada por poeira, todavia pouco se faz para diminuir estes acidentes. As normas de segurança tentam minimizar os efeitos e os riscos, mas se não houver consciência dos fatores de seguranças, isso de nada resolveria.
Muitos estudos, como o de SÁ (2007) e o de RANGEL JÚNIOR (2008), demonstram que uma das maiores preocupações dos técnicos de segurança é disponibilizar um