Gestão por competencias
A competência possui diversas formas de se apresentar, cada autor ou pesquisador tem seu conceito formado, e que por vezes tem sua diferença conceitual devido as suas atribuições, isto é, cada estudioso define de acordo com a ênfase de seus estudos, assim deixam a competência em um campo bastante amplo, o que nos possibilita trabalhar de forma específica a atingir nossos objetivos, sejam eles com foco na equipe ou apenas no gestor.
2. COMPETÊNCIA
Iremos apresentar a definição da palavra competência, para que assim possamos dar inicio ao entendimento desse estudo.
Segundo o site Wikipédia, Competência é um termo com origem no latim, e jurídico, significando precipuamente a faculdade que a lei concede a funcionário, juiz ou tribunal, para decidir determinadas questões. Com sua vulgarização o termo encontrou outras acepções:
No Direito
Competência judicial - delimitação do poder judicante.
Competência tributária
Competência (direito)
Na administração:
Competência (administração) - aspecto econômico administrativo (competência profissional).
Certificação por competência - processo de avaliação
Na contabilidade:
Regime de competência
Na psicologia:
Competência (psicologia) - habilidades que um indivíduo possui
Competência social Como observado, a definição de competência passou a ser utilizada para compor o vocabulário de outras áreas, tais como contabilidade, psicologia e administração, que é onde veremos como a competência pode auxiliar para que os objetivos sejam atingidos da melhor forma possível.
Conforme abordado anteriormente, a competência possui diferentes ênfases, que norteiam sua construção, e para que fique mais claro, iremos apresentar alguns diferentes conceitos, onde divergem na ênfase.
Segundo Boyatizis (1982,p. 23) “Competências são aspectos verdadeiros logados à natureza humana. São comportamentos observáveis que determinam em