Ruido
É uma denominação genérica para instrumentos ou utensílios usados em trabalhos que ampliam e diversificam a eficácia das mãos; proporcionando maior força e precisão na atividade realizada.
Desde os primórdios até os dias atuais, mesmo com o avanço da tecnologia, as ferramentas manuais são muito utilizadas pelo homem. As ferramentas manuais são consideradas um prolongamento das mãos humanas, desempenhando um fantástico recurso aos movimentos no desempenho de suas atividades, em todos os ramos da vida. Devido ao fácil acesso e manuseio destas ferramentas, constantemente pessoas são acidentadas por ignorar conhecimentos técnicos e cuidados quanto sua aplicação.
O uso inadequado ou incorreto de ferramentas defeituosas ou quebradas nos serviços fazem com que ocorram muitos acidentes, pois não devemos esquecer que as ferramentas são as extensões de nossas mãos. Estatisticamente os acidentes com as mãos representam a maior parte dos acidentes ocorridos na empresa.
UTILIZAÇÃO
• Residência: • Tesoura, chave de fenda, alicate, martelo, chave fixa, furadeira, serrote, etc. • Construção Civil e Metalúrgica: • Martelo, chave de fenda, chave fixa, chave estrela, chave allen, alicates, grifo, lima, serrote, ponteiro, formão, arco de serra, martelo, machadinha, marreta, punção, carriola, desempenadeira, cortador de piso, vídea, talhadeira, picareta, turquese, pá, etc. • Lavoura: • Foice, facão, enxada, trado, roçadeira, etc.
Geralmente OS ACIDENTES com ferramentas, são de pouca gravidade, por isso não é muito comum serem comunicados e receberem um tratamento adequado. Os principais acidentes são:
Membros decepados/Lesões nos olhos/Quedas/Dores musculares/Lombalgias/Contusões/Torções/Lacerações etc.
Principais causas de acidentes
1. FALTA DE TREINAMENTO 2. MÉTODO INCORRETO DE TRABALHO 3. IMPROVISAÇÃO DE FERRAMENTAS 4. FALTA DE CONCENTRAÇÃO NA ATIVIDADE 5. FERRAMENTAS DANIFICADAS