Gestão Orçamentária e Financeira
Disciplina: Gestão Orçamentária Financeira – GOF
Professor: Dr Koffi Djima Amouzou
Curso: Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais
Com base no relatório de gestão de contas de TCU consulte o relatório de gestão da Secretaria de Economia e Finanças do Exército e análise as informações orçamentárias contidas na estrutura do Balancete Orçamentário dos exercícios 2009, 2010, 2011 e 2012 e determine os seguintes valores:
a. Receitas Previstas
b. Receitas Realizadas
c. Despesas Fixadas
d. Despesas Empenhadas
e. Despesas Liquidadas
Faça uma comparação entre essas contas e mostre dentro de um gráfico a evolução dessas contas nos últimos quatro anos e interprete as evoluções.
I. INTRODUÇÃO
Como conclusão da disciplina de Gestão Orçamentária e Financeira e cumprindo o solicitado na presente tarefa, buscarei interpretar as evoluções das receitas e despesas referente aos exercícios financeiros do período de 2009 a 2012.
Antes de apresentar os valores das receitas previstas, realizadas e das despesas fixadas, empenhadas e liquidadas, abordarei resumidamente a título de ilustração sobre o orçamento federal e a reforma orçamentária.
O orçamento público é um instrumento de planejamento da ação governamental em que constam as despesas fixadas para um determinado exercício financeiro, coincidente com o ano civil, em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas. O Poder Legislativo autoriza ao Poder Executivo realizar essas despesas mediante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve estar em consonância com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A reforma orçamentária, que passou a vigorar a partir do ano 2000, representou uma drástica mudança no planejamento e na execução orçamentária. Trata-se de uma verdadeira reforma gerencial, com ênfase nas responsabilidades dos agentes da administração pública e na rigorosa cobrança de resultados, aferidos em termos de benefícios para a sociedade.