Gestão financeira e orçamentaria
CENTRO UNIVERSITARIO EURIPIDES DE MARÍLIA- UNIVEM
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
MARÍLIA 2013
Trabalho de Gestão Financeira e Orçamentária I apresentado ao curso de Ciências Contábeis da fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília- UNIVEM, como requisito parcial para obtenção de nota no trabalho Instituições e Mercados Financeiros.
Orientador Prof. Khristoferson Teixeira da Paz
Instituições e Mercados Financeiros
Empresas que são consideradas bem sucedidas no mercado encontram-se muitas vezes com a necessidade permanente de fundos, podendo ser obtido de três maneiras externas.
A primeira delas é por meio de instituição financeira que receba poupanças e as transfira aos que tem necessidades de recursos, outra é por meio de mercados financeiros, que são organizados nos quais os ofertantes e os demandantes de fundos de diversos tipos podem transacionar entre elas mesmas, no entanto a terceira maneira é através das colocações fechadas.
As instituições Financeiras atuam como intermediárias, através das poupanças dos indivíduos, empresas e órgãos de governo para empréstimos ou aplicações, muitas dessas instituições pagam juros pelos fundos nelas depositado, no entanto outras prestam serviços em troca de tarifas às instituições financeiras são obrigadas pelo governo a atuar dentro de normas reguladoras e bem definidas.
Os fornecedores básicos de fundos e instituições financeiras e os demandantes que são os principais fundos deles são os indivíduos, empresa e órgãos governamentais. As economias que os consumidores depositam nessas instituições proporcionam grande parte de seus fundos, além de fornecerem fundos também demandam fundos dessas instituições através de empréstimos, poupando mais do que captam.
As empresas também depositam parte de seus fundos em instituições financeiras, basicamente