gestão organizacional
A TGA – Teoria Geral da Administração, estuda a Administração das organizações e empresas do ponto de vista da interação e da interdependência entre as seis variáveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia, ambiente e competitividade. Administrando a ação das pessoas com objetivo definido, ou seja, administração é, planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos a fim de alcançar tais objetivos.
O conhecimento tecnológico da Administração é de fundamental importância, indispensável, mas o sucesso de um administrador na vida profissional, depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir, de suas habilidades. Essas habilidades, são divididas em três principais tipos, para que possa realizar o trabalho de maneira eficaz: habilidade técnica, que consiste em utilizar conhecimento, métodos, técnicas e equipamentos para realizar tarefas especificas, através de sua instrução, experiência e educação. Habilidade humana: que consiste na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, motivações e aplicação de uma liderança eficaz. E a habilidade conceitual: permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo imediato. A adequada combinação dessas habilidades varia à medida que um indivíduo sobe na escala hierárquica, de posições de supervisão a posições de alta direção.
A existência das organizações, são de extrema importância por conta de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas. Organizações bem organizadas são importantes pelo impacto que tem sobre a qualidade de vida da sociedade, e a necessidade de administradores competentes. A administração surgiu desde que existem