gestão governamental
Secretaria de Educação a Distância
Curso: Administração Pública Disciplina: Tópicos Especiais em Gestão Governamental III
Atividade da 2ª Semana
1. Quais as principais diferenças entre os enfoques da Ciência Política, da Administração Pública e da Analise de Política?
Ciência Política está relacionada ao processo político da administração pública; a Análise de Política vai além dos estudos e decisões dos analistas.
2. Por que a Analise de Politica e o Planejamento Estratégico Situacional são considerados abordagens adequadas para a proposta feita nesta disciplina para o tratamento do planejamento estratégico? E por que essa proposta seria apropriada para os gestores interessados na construção do “Estado Necessário”?
Porque através dela tomamos decisões no presente com propósitos futuros. Essas decisões que tomamos hoje terão múltiplos efeitos sobre o futuro porque dependem não só da minha avaliação sobre fatos presentes, mas da evolução futura de processos que não controlamos. Portanto os critérios que utilizamos para decidir as ações na atualidade serão mais ou menos eficazes se antecipadamente pudermos analisar sua eficácia futura, para nós mesmos e para os outros. Qual o custo da postergação de problemas complexos? Que tipo de efeitos futuros determinada política pública resultará? Estes impactos futuros aumentarão ou diminuirão a eficácia do nosso projeto de governo? Tais perguntas dizem respeito ao necessário exercício de simulação e previsão sobre o futuro, quando devemos adotar múltiplos critérios de avaliação e decisão.
3. Qual a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e o Planejamento Tradicional? Aponte as características principais de cada um?
O planejamento tradicional é muito normativo chegando a ser até mesmo autoritário, pois prega que esta forma é a única maneira de conceber o planejamento. Possui como características o conhecimento fechado, o diagnóstico da realidade em