Fichamento Planejamento Social intencional
O planejamento nessa perspectiva menciona-se ao mesmo tempo à opção das atividades indispensáveis para atender questões originadas e à otimização de seu inter-relacionamento, ou seja, travar uma analogia do Eu, interno como pessoa, levando em conta os condicionantes impostos a cada caso.
O planejamento como processo político
Para que o planejamento se concretize na direção desejada, é essencial que além do conteúdo tradicional de leitura da realidade para o planejamento da ação, sejam ligados à apreensão das condições objetivas o conhecimento e a captura das condições subjetivas do ambiente em que ela ocorre, vontades políticas dos diferentes grupos envolvidos, a ligação de forças a tensão desses grupos, as alianças ou as incompatibilidades existentes entre as diferentes partes.
O planejamento como processo técnico-político
Essas aproximações representam as diversas fases do método e ocorrem, de modo geral, em todos os tipos e níveis de planejamento. Ainda que essas fases sejam genéricas, o seu conteúdo específico ira depender da estrutura e das circunstâncias particulares de cada situação.
Construção/reconstrução do objeto: sobre o que planejar
A construção e reconstrução ocorrem a partir da localização da questão central a ser trabalhada e das ideias básicas que orientarão o processo. O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexões e de hipóteses para intervenção.
O espaço ao alcance da ação profissional
No espaço ao alcance da ação profissional tem limites pessoais, conjunturais, institucionais, determinando as mudanças transformações que o profissional tem condições de realizar.
Estudo de situação
O estudo de situação consiste na reflexão, na compreensão, na explicação e na expressão de juízos ante os dados de realidade aprendidos, em