Fichamento do texto Reorienta o curricular do 1 ao 9 ano
Laboratório de Ensino de História
Tales de Castro Cassiano
Goiânia, 13 de maio de 2014
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Laboratório de Ensino de História
Professor Dr. Dirceu Marchinni
Tales de Castro Cassiano – 201010530069
Fichamento do texto “Reorientação curricular do 1º ao 9º ano: currículo em debate”
Defesa da concepção e das políticas educacionais adotadas nas escolas do estado de Goiás. Apresenta que desde 2004 esta em curso uma reorientação curricular com a adoção do novo ensino fundamental que passou a ser estruturado em nove anos.
Como pilares a formação permanente dos envolvidos no processo educacional, o acompanhamento pedagógico sistemático e garantia de espaços coletivos de discussão na escola sobre o currículo escolar. Educação como instrumento de promoção da cidadania. Reorientação das matrizes curriculares com debate amplo, democrático, uma referência para melhoria da qualidade da educação e da aprendizagem dos alunos. Fortalecimento da autonomia escolar no processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico. Estabelecimento das matrizes visam construir unidade e integração das diversas áreas de conhecimento, garantindo o respeito à diversidade.
Princípios que fundamentam: educacional, linhas gerais que seguem uma concepção de qualificação continuada dos profissionais, se caracterizando por flexibilidade, diversificação, transformação e integração. Aspecto didático-pedagógico, que orienta as ações e atividades referentes aos processos de planejamento, execução e avaliação dos profissionais do ensino, se caracterizando pela interdisciplinaridade, transversalidade e articulação dos saberes.
As orientações teóricas e metodológicas das Matrizes Curriculares estão calcadas no paradigma que concebe a educação como um processo complexo e contínuo de desenvolvimento de conceitos, atitudes, hábitos e habilidades.
Ensino como processo de aprendizagem, com ação intencional do