Gestão financeira e de riscos
Atividade:
Baseando-se nesse caso apresentado, e no que foi trabalhado ao longo do curso, responda: quais seriam as principais vantagens, para a Gestão de Custos do projeto (GCP), que a adoção de uma plataforma que integre os processos de procurement e de contabilidade trazem? Desenvolva sua resposta da maneira mais completa possível, abordando os principais conceitos da GCP trabalhados na disciplina.
Quando se trata de Custos de um projeto, o planejamento é bem complexo, pois precisamos pensar nos mínimos detalhes para que a execução seja plausível, e que o orçamento não fuja do que foi levantado. Para isso temos programas que nos ajudam a racionalizar o tempo e o dinamismo tornando nosso trabalho mais organizado trazendo muitos outros benefícios.
O GCP (Gestão de custos do projeto), é caracterizado pela previsão dos recursos necessários na fase de planejamento de um projeto. Esta gestão pode ser dividida em três processos principais: Estimativa de custos, Orçamentação e controle de custos, seguidos de 3 principais operações: Entradas, processamento e saída. Essa gestão alinha com as empresas formas de economia, agilidade e segurança, utilizando de outros métodos incorporados que dinamizam as formas de executar um projeto. Existem softwares específicos para cada caso que auxiliam e administram bem todas as etapas abaixo.
A estimativa de custos inclui todos os fatores de planejamento aproximando os recursos disponíveis as atividades que serão executadas no projeto. É feito um cronograma para planejar a época que os recursos serão utilizados, separando por etapas e tempo, facilitando a programação financeira de forma que atenda a demanda, evitando que o projeto pare no meio da execução. Nesta fase inicial, tudo deverá ser discriminado detalhadamente, gastos, custos (variáveis e fixos), despesas, investimentos e receitas. Como o próprio nome diz, é uma estimativa, não tendo valores exatos para a execução do projeto. O software