Materiais de Moldagem
Os materiais de moldagem são amplamente utilizados na Odontologia, tendo como função registrar com precisão as dimensões dos tecidos bucais e seus relacionamentos espaciais.
O alginato (hidrocolóide irreversível) é um dos mais usados materiais de moldagem odontológica. O seu grande emprego resulta da facilidade de mistura e manipulação, equipamento mínimo necessário, flexibilidade do molde geleificado, sua precisão se corretamente manipulado e seu baixo custo. São largamente usados para preparar modelos de estudo e arcos dentais completos ou de segmentos dos mesmos.
O elastômero é um polímero que apresenta propriedades "elásticas", obtidas depois da reticulação. Ele suporta grandes deformações antes da ruptura. O termo borracha é um sinônimo usual de elastômero.
• siliconas de condensação são muito utilizadas pela facilidade de manipulação e técnica de moldagem. A reação química que causa a formação do elastômero gera um subproduto que é o álcool etílico. A evaporação desse álcool é a grande causadora da contração que ocorre nesses silicones após a presa.
• siliconas de adição são materiais que apresentam a melhor elasticidade e a distorção é praticamente inexistente.
Não ocorre formação de subprodutos, por isso, é um material que apresenta excelente estabilidade dimensional
• polissulfetos são elastômeros empregados como material de impressão em prótese.
O subproduto na reação de condensação é a água.
• poliéter foi o primeiro elastômero desenvolvido diretamente com a função de material de moldagem.Não libera subprodutos voláteis explicando a sua excelente estabilidade dimensional.
Tem uma resistência ao rasgamento superior que os silicones de condensação e da maioria dos de adição.
Referência Bibliográfica:
CRAIG G., Robert. et al. Materiais dentários. Propriedades e manipulação. 3 ed. Rio de Janeiro. Editora Guanabara, 1989.
Materiais de moldagem: Silicona de Condensação.